terça-feira, 21 de outubro de 2008

Conselhos para um Base


1. Mantém a cabeça levantada para conseguires ver o jogo todo. Sente a bola, não precisas de estar sempre a olhar para ela.

2. Em contra-ataque, observa sempre a possibilidade de realizar um passe em profundidade.

3. Em ataque organizado, não percas de vista as áreas mais próximas do cesto.

4. Nunca pares o drible até decidires que vais lançar ou passar a bola.

5. Evita driblar para zonas onde te podem fazer situações de 2 contra 1, tais como cantos do campo, linhas laterais e cantos entre a linha de meio-campo e a linha lateral.

6. Não fiques a driblar no mesmo lugar, o drible deve ser apenas usado para criar situações de vantagem. O drible estático permite à defesa ajustar e descansar. Assim, o ataque é pouco efectivo dado que a bola não gira e não obriga a defesa a trabalhar.

7. O ataque tem início logo que a equipa ganha a bola. Não deves dar tempo ao adversário para se poder organizar defensivamente.

8. Quando estás sem bola, deves libertar-te e ir ao encontro desta. O base não se deve esconder do jogo.

9. És o principal responsável pela recuperação defensiva da tua equipa e tens obrigação de parar os contra-ataques adversários.

10. Deves derrotar a defesa adversária com a tua leitura de jogo, com passes incisivos e conhecimento profundo da tua equipa.

11. Qualquer jogada ofensiva é apenas uma ferramenta organizativa da equipa. Enquanto base não deves estar à espera que a jogada se desenrole sempre da maneira como foi treinada. Se durante o jogo, surge uma oportunidade clara de sucesso da tua equipa, esta deve ser aproveitada

2 comentários:

Anónimo disse...

como base da equipa, vou dar o meu melhor em cada jogo, concretizando cada um destes topicos

ricardo 10

Anónimo disse...

Caro Mário,

Um óptimo exemplo para todos os atletas (independememente dos escalões)para poderem melhorar os seus desempenhos quer em treino quer em competição.

Grande abraço
Carlos Dores